Alexandre Porto
PONTE DO CANTO DO RIO



Esta ponte, mandada construir pela Companhia Cantareira, com auxilio pecuniario desta Prefeitura e por esta fiscalisada, é de concreto armado e formada de 6 arcos solidarios com o vão livre de 17 metros, assentando sobre solidos encontros de alvenaria de pedra com argamassa de cimento.

Os arcos com flexa de 2 metros têm o 30 de espessura no fecho e 0,50m nas nascenças, e por meio de pequenas pilastras supportam um estrado de 6,10 de largura total, contendo passeios lateraes de 1,22 de largura e a parte destinada ao transito de carris e vehiculos com a largura de 3,66.

O estrado é guarnecido lateralmente com elegante balaustrada, tambem em concreto armado. Os encontros foram assentes sobre rocha, tendo attingido a 7 metros a profundidade da fundação da margem direita, consumindo 410 de alvenaria de pedra. As barras que formam a parte principal do arcabouço metallico dos arcos tem o diametro de 1,14".

Na construcção da ponte foram empregados 900 barricas de cimento, 26 toneladas de ferro, 600m3 de alvenaria de pedra com argamassa de cimento e 65 de madeira de lei.

Essa ponte, construida sobre o rio lcarahy, liga a avenida desse nome á estrada Fróes. Sua construcção foi iniciada em 1 de Outubro do anno findo (1909) e concluida em Agosto deste anno, tendo sido feitas experiencias em 29 e 30 desse mez, com os resultados mais satisfatorios que se podiam desejar.

Essa obra foi entregue ao trafego e solemnemente inaugurada no dia 12 de Outubro de 1910.

(Relatório apresentado pelo prefeito Pereira Ferraz à Câmara Municipal de Nictheroy, em novembro de 1910 - Imagem do Almanaque Brasileiro, 1912)






Publicado em 30/07/2021









Notícia histórica da cidade de Nictheroy em 1922
Nictheroy - Teatros e Clubes
Nictheroy: Ponta da Armação


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter