Alexandre Porto
VIAGEM AO INÍCIO DO SÉCULO NO SOLAR DO JAMBEIRO



Memória - 1993

Conjuntos de Música erudita dão largada para a reativação do Solar do Jambeiro

A partir da próxima quinta-feira, 9 de setembro de 1993, o Solar do Jambeiro dá mais um passo para voltar a fazer parte do roteiro cultural da cidade. Com o concerto do grupo vocal renascentista Anonimus, será iniciada a série Música no Solar, sempre às 20h. Conjuntos de música erudita de Niterói vão se revezar nos salões da casa secular de São Domingos, sempre às quintas-feiras. A intenção dos administradores é reviver grandes saraus e recitais que aconteceram no solar no início do século e as festas e grandes bailes da alta sociedade niteroiense ocorridas na década de 70. As apresentações fazem parte da primeira fase de um projeto cultural bem mais amplo.

Nossa proposta é abrir os salões do solar para o resto da comunidade através de eventos. Vamos começar com os concertos e logo depois realizaremos um festival de primavera. Pretendemos organizar exposições de pintura e fotografia, exibição de carros antigos nos jardins da casa, apresentações de peças de teatro, palestras de historiadores, visitas orientadas, cursos e chá imperial nos fins da tarde, revela o administrador do espaço, Carlos Fernandes de Almeida.

Justamente para reativar o espaço, Roberto Santana foi nomeado coordenador de eventos. Atualmente, a casa construída no século passado serve de palco para eventos particulares. Ali são celebrados casamentos, festas, exposições, reuniões e encontros. Aliás, muito frequentes são as reuniões fechadas de algumas empresas do Rio, que por necessitarem de anonimato, fogem para Niterói, à procura de sossego.

Outra proposta de Roberto é promover festas para as comunidades estrangeiras da cidade, entre essas as de ingleses, franceses, alemães e suíços. Os franceses, por exemplo, ganharão comemorações em datas cívicas, como o 14 de julho, com a festa "Vert, Blanc, Rouge".

Série começa nesta quinta

A programação de Música no Solar é a seguinte: dia 9, Grupo Vocal Anonimus e programa madrigais ingleses do tempo de Elizabeth I; dia 16, Lassos Trio e programa de música inglesa dos séculos XVI e XVII; dia 23, Trio Atempo e programa de música medieval; dia 30, grupo vocal e instrumental Tritonus e programa italiano "Il ballo"; 7/10, Conjunto de Música Antiga da UFF e programa Juan Del Enzino; dia 14, Trio Barroco e programa Sonatas para flauta contínuo; dia 21, Anonimus e programa Os cancioneiros espanhóis; dia 28, Trio D'Anchis e programa com obras de Mozart; 4/11, Suo Nare Atre e programa de obras para duas violas da gamba e cravo; dia 11, Conjunto Caliupe e programa Mont Vert; dia 18, Conjunto de Música Antiga da UFF e programa Terpsichope: e dia 25, Tritonus e programa de música inglesa.

Publicado originalmente no Globo Niterói, 5 de setembro de 1993
Pesquisa e edição de Alexandre Porto



Publicado em 24/04/2022









Informes da Câmara Municipal ao Capitão-mor Gabriel Alves Carneiro
Gabriel Alves Carneiro responde ao Presidente da Província
Ação de desapropriação do Campo de D. Helena


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter