Alexandre Porto
VISITA DE D. JOÃO VI AO POVOADO DE S. DOMINGOS DE PRAIA GRANDE



Rio de Janeiro 22 de Maio de 1816

Como Sua Magestade Se Tivesse transferido ao Sitio de S. Domingos, para o fim de honrar com a Sua Presença, revistar, e ver manobrar a Divisão dos Voluntarios Reaes, que destacada do Exercito de Portugal, se acha aquartelada no referido Sitio, quiz o Mesmo Senior, por complemento de honra á mesma Divisão, ficar entre aquelles Seus Vassallos, no Faustissimo Dia 13 do corrente.

Constando esta Real Resolução, concorrerão alli muitos Membros do Corpo Diplomatico, e hum gande numero de pessoas da Nobreza para terem honra de comprimentar a S. M. pela solemnidade do Dia.

Ema observancia da Ordem do dia, que abaixo publicamos, a Divisão dos Voluntarios Reaes, tendo á sua frente o General Lecor, se havia postado no Campo de D. Helena, formando hum quadrado vazio, em cujo centro se tinhão levantado tres barracas.

Ao meio dia El-Rei Nosso Senhor, SS: AA. os Senhores Principe D. Pedro, e Infante D. Miguel montarão á cavallo acompanhados de hum grande numero de Officiaes Generaes, (entre os quaes hia o Exmº Marechal General Marquez de Compo Maior) e de Criados da Sua Caza, e se dirigirio so lugar da parada. Seguirão-se em coches a Rainha Nossa Senhora, e as Princezas Suas Augustas Filhas.

SS. MM. SS. AA. se apearão defronte das barracas, que lhes estavão destinadas, e immediatamente as Tropas fizerão as continencias devidas, derão as descargas do costume, e seguidas de muitos vivas; desfilarão em parada depois na Presença de El-Rei, e da Sua Augusta Familia, e for mando depois quatro columnas cerradas se reunirão á do centro, e na mesma linha marcharão em frente da barraca de S. M., e fizerão alto em distancia conveniente.

Então o seu desvelado Chefe o Exmº Marechal General Marquez de Campo Maior mandou ao Marechal de Campo o Exmº Marquez de Angeja, que lesse o munificente Decreto, que abaixo vai transcrito. Este Acto o unico, com que S. M. Solemnisou o Seu Faustissimo Anniversario, tem por isso mesmo muito mais subida valia. Todas as Tropas assim o reconhecerão, e as fervorosas acclamações, em que romperão, por exuberancia dos corações, são a mais ostensiva e a menos equivoca prova da sua gratidão.

Ao ver o aceio, a firmeza, a boa ordem, a disciplina, em que se achava toda a Divisão, não era possivel desconhecer os bravos de Bussaco, Albuera, Salamanca, Victoria, e Orthez; lugares, onde o herdado valor e brio nacional tanto se estremarão.

As tropas estavão cheias de ufania pela honra singular de manobrarem na Presença do seu Rei, em hum tal Dia, sob o Commando do seu Marechal General Marquez de Campo Maior, e dos seus Generaes Lecor, Pinto, Silveira, Pissarro, e Velez, Officiaes de reconhecido denodo, e que tão dignamente se empregão na conservação da disciplina, com os benemeritos Commandantes dos Corpos, e mais Officiaes.

Acabada a leitura do sobredito Decreto; recolherão-se SS. MM. e SS. AA. á sua barraca, onde os Grandes do Reino, e os Criados da Caza passarão a occupar os seus respectivos lugares: entáo S. M. Ordenou ao Exmº Conde da Barca, Ministro e Secretario d'Estado, que estava presente, que fizesse constante ao Corpo Diplomatico, e a toda a Corte, "que S. M. C. por carta do Seu proprio Punho em data de 7 de Fevereiro lhe havia antecipado a noticia de que na Corte de Madrid, com a benção do TODO PODEROSO, se havia de celebrar naquelle Faustissimo Dia o Seu feliz Desposorio com S. A. a Senhora Infanta D. Maria Izabel, e o do Serenissimo Senhor Infante D. Cartos com S. A. a Senhora Infanta D. Maria Francisca, Isto dito principiou o cortejo.

Esta agradavel noticia foi recebida com a mais viva satisfação e alegria: e tantos motivos de jubilo, reunidos em hum só dia, fizerão com que elle fosse hum dos mais festivos e celebres dias entre nós. Quando he notorio que os Portuguezes de ambos os hemisferios tem por timbre hum extremoso amor pela Sagrada Pessoa do seu Soberano, e de toda a sua Augusta Familia: quando he notorio, que as duas Augustas Esposas são, como as outras Princezas Suas Irmas, o objecto da publica adoração, será bem facil aquilatar a exultação geral ao saber-se de tão bem ajustada União.

O espectaculo, que appresentava o Campo de D. Helena no dia 13 do corrente, era unico e tocante: o espectador extasiado imaginava ver alli o Throno do primeiro Affonso, o Altar do Hymineo, e os memorados Campos de Albuera, Victoria, e Orthez e a simplicidade do ornato, ao mesmo tempo que quadrava com a natureza do local, dava realce á magestade do cerimonial.

Durante o cortejo o transporte geral foi interrompido por alguns instantes, por S. A. o Principe D. Pedro se achar indisposto por algum tempo; mas o pronto restabelecimento de S. A. veio augmentar inda mais o regosijo e o transporte geral.


Quartel General da Praia Grande 12 de Maio de 1816.

Ordem do Dia.


Sua Magestade El-Rei Meu Senhor sobre os mui benignos signaes de favor, bondade, e distincão, que se tem servido patentear a Divisão de Voluntarios Reaes do Principe, transferindo para dentro dos acantonamentos della a Sua Real Residencia, já lisongeando a dita Divisão tão repetidas vezes com a honra da Sua Regia Presença, já passando-lhe revista em Pessoa tanto pelo que toca á disciplina militar, e exercicio em campo das Tropas, que a compõe, como ao seus Quarteis, examinando e informando-Se Pessoalmente nessa occasião de tudo o que poderia concorrer para a commodidade do Soldado: Dignou-Se por ultimo de coroar a honra, que este Corpo tem recebido na longa Residencia de Sua Magestade neste Sitio, com a Regia Determinação de passar em os seus acantonamentos o Faustissimo Dia de amanhã, Anniversario do Seu Nascimento, fazendo aqui a sua Corte.

O Marechal General Marquez de Campo Maior ao mesmo tempo que se congratula com a Divisão por este brilhante testemunho do contentamento de Sua Magestade com as referidas Tropas, aprecia como parte do mesmo exercito esta elevada honra, que se lhe confere, e se une a todo o Corpo da Divisão no seu reconhecimento, e nos agradecimentos, que tributão por esta tão lisongeira e distincta prova da approvação de Sua Magestade.

As tropas se ajuntarão no Campo de D. Helena amanhã ao meio-dia, e alli farão a sua grande parada, e terão o gosto de receber a Real Pessoa de Sua Magestade com as devidas continencias, e de tributar-Lhe as suas humildes homenagens.

Assignada pelo Senhor Marechal General Marquez de Campo Maior.
Sebastião Pinto de Araujo Correia.
Marechal de Campo Ajudante General.


DECRETO.


Querendo dar á Divisão de Voluntarios Reaes do Principe huma especial demonstração da Minha Real Benevolencia, pela boa vontade, com que tem vindo servir-Me neste Meu Reino do Brazil, e pela excellente disciplina, com que tem executado na Minha Augusta Presença as manobras, em que, debaixo das ordens do seu illustre Chefe o Marechal-General Marquez de Campo Maior, tem sido exercitada pelos seus respectivos Generaes, Commandantes de Corpos, e mais Officiaes; os quaes todos Me tem dado em todas as occasiões as mais decididas provas de zelo e lealdade: Sou portanto Servido, e Me Praz fazer Mercê não somente da gratificação de hum vintem por dia, aos Soldados e Musicos da mesma Divisão, e do que semilhantemente deve competir aos Officiaes Inferiores della, emquanto estiver destacada neste Reino; mas tambem da restituição completa da somma, que se lhes deduzio para a compra de Jaquetas de policia, Dragonas de franja verde, Ponteiras, e Pinceis: E outrosim Hei por bem que a primitiva denominação de Voluntarios Reaes do Principe se substituirá de hoje em diante a preeminente denominação de Voluntarios Reaes de El-Rei. O Marquez de Aguiar, do Meu Conselho de Estado, Ministro Assistente ao Despacho do Gabinete, Encarregado interinamente da Repartição dos Negocios Estrangeiros, e da Guerra o tenha assim entendido, e o faça executar.

Dado no Sitio de S. Domingos em 13 de Maio de 1816.
Com a Rubrica de Sua Magestade.


Quartel General da Praia Grande 14 de Maio de 1816
Ordem do dia.


O Marechal General Marquez de Campo Maior tem muito prazer em significar ao Senhor Tenente General Carlos Frederico Lecor, Commandante da Divisão de Voluntarios Reaes de El-Rei, aos Senhores Officines Generaes, e Commandantes, dos Corpos, que a compõe; assim como aos Officiaes, Officiaes inferiores, e Soldados delles a satisfação completa, que Sua Magestade Expressou com a apparencia militar, arranjo, e disciplina, patenteada pelas Tropas em a grande parada, que hontem fizerão na Augusta Presença de Sua Magestade.

O Marechal General congratula-se igualmente com as Tropas da dita Divisão, por motivo dos novos signaes de favor honrosos, e uteis, que Sua Magestade Se Dignou Conferir-lhes, Dando lhes o Nome de Voluntarios Reaes d'El-Rei, (com que hão de ter a honra de denominar-se daqui por diante) hum accrescimo de soldo, e ultimamente a importancia da restituição de descontos consideraveis, que se lhes havião feito no soldo. Estes Testemunhos da Approvação, Distincção e Liberalidade do Soberano são taes, que não precisão de amplificação por palavras, fallão por si mesmos, e hão de ser apreciados por todos, e dar novo estimulo á lealdade, affeição, e zelo manifestado em todos os tempos pela Nação Portugueza aos Seus Soberanos; e com muita especialidade agora neste ultimo periodo, e de hum modo tão distincto pelo Exercito, de que esta Divisão fez parte, e faz ainda.

O Marechal General publica nesta Ordem, para inteiro conhecimento das Tropas, huma copia do Decreto, que por Ordem immediata de Sua Magestade lêo hontem na Sua Real Presença, e á frente da Divisão, o Exmo Senhor Marechal de Campo Marquez de Angeja. Não será menos lisongeiro para a Divisão, nem lhe causará menos contentamento o saber que as Graças Concedidas neste Decreto Forão Effeito da Regia Lembrança, e Emanarão immediatamente da Sua Real Vontade.

Marquez de Campo Maior Marechal General.
Sebastião Pinto de Arauja Correa.
Marechal de Campo Ajudante General.


Transcrito do Jornal Gazeta do Rio de Janeiro, 22 de maio de 1816.

Imagem de Capa do Largo da Memória (antigo Campo de D. Helena e hoje Praça do Rink), em destaque o monumento comemorativo à visita de D. João VI em 1816 (Revista Fon-Fon, 1909)

Pesquisa e Edição: Alexandre Porto



Publicado em 27/04/2022









Notícia histórica da cidade de Nictheroy em 1922
Nictheroy - Teatros e Clubes
Nictheroy: Ponta da Armação


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter