Alexandre Porto
MANDADO DE EMISSÃO E POSSE PASSADA A FAVOR DE D. MARIA JOSÉ BESSA



O cidadão Francisco Manoel de Bulhões Ribeiro, Cavalleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro, Juiz Municipal e Orphãos e Delegado de Polícia no impedimento do respectivo, nesta Imperial Cidade de Nitherohy, e no termo, etc.

Mando a qualquer oficial de justiça deste juizo que, sendo-lhe esta apresentada indo por mim assignada, mettão de posse D. Maria José Bessa das terras nas praças do Pelourinho e Memoria, que a Camara Municipal foi condemnada a fazer entregar a D. Helena Francisca Casimira, de que aquella é herdeira, visto que a mesma prestou fiança na forma da lei por ter a executada pedido vista para embargos na execução da sentença, e lavrarão o necessario auto da dita posse com as solemnidades da lei e estylo. E que cumprão. Nitherohy, dezeseis de maio de mil oitocentos e quarenta e tres. E eu Manoel Francisco de Albuquerque Basto, escrivão que o escrevi. - Bulhões Ribeiro - Auto de Posse - Anno da nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo, de mil oitocentos quarenta e tres annos, aos oito dias do mez de malo, nesta Imperial Cidade de Nitherohy, no lugar denominado Largo do Pelourinho e rua Direita da Conceição, onde eu escrivão e sendo ahi com o officio de justiça, servindo de porteiro dos auditorios João Baptista de Mello, para, por virtude do mandado retro que me foi apresentado pelo procurador bastante de D. Maria José Bessa, o capitão-mór Gabriel Alves Carneiro, asignado pelo Juiz Municipal e de Orphãos desta cidade, dêm posse á sua constituinte do dito Largo do Pelourinho, que se divide pelo lado direito com casas dos herdeiros da fallecida D. Isabel Coimbra de Almeida Plambreh, e da esquerda com a casa da dito capitão-mor Gabriel Alves Carneiro, tendo quarenta e cinco braças, pouco mais ou menos, na testada do lado direito da mesma rua Direita da Conceição com trinta e quatro e meia braças de fundo até a testada o lado esquerdo da Cadêa Velha finda o dito largo.

E logo pelo dito porteiro ao principio deste declara João Baptista de Mello, em presença das testemunhas Manuel da Silva Raposo e José Vieira Borges abaixo assignados, foi apregoado em altas e inteligiveis vozes por tres vezes, passando por um ou outra parte do largo, proclamando se havia quem me oppozesse á posse que tomava D. Maria José Bessa, por seu bastante procurador o capitão-mor Gabriel Alves Carneiro, das terras do dito Largo do Pelourinho, foi por elle declarado que não havia quem se oppozesse á dita posse, do que dou fé, e desta forma dou posse á dita D. Maria José Bessa por seu dito procurador, das mesmas terras do dito Largo do Pelourinho.

E em seguida no mesmo dia, mez e anno, ao principio deste auto declarado, fui á rua Nova de S. Domingos desta cidade, no lugar denominado Largo da Memoria, para por virtude do mesmo mandado retro, assim assignado pelo mesmo meritissimo juiz municipal e de orphãos desta cidade, e que na forma ao principio declarada me foi apresentado pelo sobredito capitão-mor Gabriel Alves Carneiro, dar posse á mesma sua constituinte D. Maria José Bessa, do mesmo largo, que se divide do lado direito com casas de Andre de Moura Velho, e de outros arrendatarios de D. Maria Jose Bessa, e do lado esquerdo com casas de José de Souza Vieira e de outros, tambem arrendatarios da mesma proprietaria, a que tem quarenta e cinco braças, pouco mais ou menos, na testada do lado direito da rua de S. Domingos e com sessenta e sete braças de fundo até a testada do lado esquerdo da rua de El-Rei, onde finda o dito largo, dividindo-se tambem de uma banda com o lado direito da rua do Vasco e da outra com o lado esquerdo da rua da Imperatriz, e pelo porteiro ao princípio deste auto declarado, Joao Baptista de Mello, na presença das mesmas testemunhas foi apregoado em altas e intelligiveis vozes pela primeira, segunda e terceira vez, passando para um e outro lado do mesmo largo, se havia quem se oppozessé á posse que tomava a exequente D. Maria José Bessa, por seu ja referido bastante procurador o capitao-mór Gabriel Alves Carneiro, das terras do dito Largo da Memoria, foi por elle declarado que não havia quem se oppozesse á dita posse, de que dou fé, e desta forma dei posse á mesma D. Maria José Bessa, por seu procurador o mesmo capitão-mór Gabriel Alves Carneiro, das mesmas terras do Largo da Memoria.

E em virtude e cumprimento do dito mandado dei posse actual, civil e natural dos referidos largos de Memoria com todos os seus logradouros e pertences, os quaes constão das terras que occupão os mesmos largos da Memoria e Pelourinho, com todos os seus logradouros e pertences que constão das terras que occupão os mesmos largos, e dos mesmos tomão posse actual, civil e natural, mansa e pacificamente, praticando todos os actos possessorios da lei e estylo, de que dou fé por ter assistido a elles.

E para constar lavrei este auto, em que assignou o procurador bastante da exequente o capitão-mór Gabriel Alves Carneiro, com o official de justiça, servindo de porteiro dos auditorios João Baptista de Mello e as testemunhas no corpo desta declarados, Manoel da Silva Raposo, proprietario e advogado neste auditorio e morador na rua da Conceição; André de Moura Velho, proprietario e morador no Largo do Pelourinho, e José Vieira Borges, morador na Jurujuba e o porteiro dos auditorios.

Eu Manoel Francisco de Albuquerque Basto, escrivão que o escrevi e assignei. - Gabriel Alves Carneiro. -André de Moura Velho. - Manoel da Silva Raposo, - José Vieira Borges. - João Baptista de Mello. - Manoel Francisco de Albuquerque Basto. - O referido é verdade e nada mais consta do mesmo mandado e auto que fiz passar em publica-forma, que conferi e aos mesmos me reporto, em mão do apresentante a quem esta entreguei; e subscrevi e assignei em publico e raso, nesta Imperial Cidade, aos trinta dias do mez de novembro de mil oitocentos quarenta e cinco.

Eu Justino Antonio Lopes, tabellião que o subscrevi e assignei em publico e raso. Em testemunho de verdade. Justino Antonio Lopes.


Publicado originalmente no Jornal do Commercio em 22 de Novembro de 1845
Pesquisa e Edição de Alexandre Porto



Publicado em 14/05/2022









Informes da Câmara Municipal ao Capitão-mor Gabriel Alves Carneiro
Gabriel Alves Carneiro responde ao Presidente da Província
Ação de desapropriação do Campo de D. Helena


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter