Alexandre Porto
NICTHEROY - TEATROS E CLUBES



Por Manoel Benício, março de 1900

A história dos teatros em nosso município não recua além de 1839, data em que, dizem documentos que compulsamos, João Caetano teve, do governo provincial de então, o benefício de 15 loterias para a edificação do Santa Theresa, hoje Theatro Municipal.

O magno ator dramático já neste tempo notável e célebre, provável que se houvesse debutado ao público niteroiense em salões e teatrinhos particulares de que não temos tradição. Eis aí porque dizemos que a história teatral nossa, principia em 1839.

O primitivo local escolhido para a construção do primeiro teatro em nossa terra foi o terreno hoje ocupado pelo Fórum na rua da Imperatriz (outrora do Teatro) esquina da de El-Rei (hoje Visconde de Uruguay).

Ali João Caetano plantou os alicerces do edifício que não foi avante. Em 1848, o governo provincial mandando levantar planta para construir o seu palácio, ordenou que se aproveitassem, para esta construção, as obras já começadas do novo teatro.

Todavia a persistência do grande ator conseguiu do governo outro terreno para a obra que começara.

Este foi ocupado atualmente pelo Theatro Municipal. Não se pode descrever a luta e os embaraços que se antepuseram ao grande brasileiro. Basta que se saiba que em 1857 já o teatro de Santa Theresa funcionava no mesmo local que hoje estaciona-se, sob a direção do grande artista, com duas companhias líricas, uma italiana e a outra nacional que revezavam as representações. Ambas estas companhias trabalhavam também na Corte.

Foi por ocasião da representação do 'Trovador' em noite tempestuosa e feia, que um lúgubre espetáculo encheu os espectadores de susto e angústia. Conversaram na taberna do Beco da Tapioca, hoje de Alberto Victor, taberna pertencente a Pinto Siqueira, os cidadãos major Lago (João Pereira) Pimentel e outros, quando um raio fulminou o Siquera que estava no balcão, deixando os demais espavoridos e pasmos.

A notícia avultou-se chegando ao teatro onde os partidários de Ida Idelvira e Chartom (cantoras) estouravam entusiasmo em prol das divas. Mas o desastre esfriou-os. Dizem que Ida Idelvira estava nesta noite bastante embriagada.

Foi no velho Santa Theresa que João Caetano representou pela última vez, levando à cena o drama 'Os Íntimos', depois do que adoeceu e faleceu, em Outubro de 1862.

Com o tempo foi o teatro arruinando-se, com o que o comendador Nolberto e Silva lucrou, pois fez construir o Elyseu na rua de El Rei e para representar nele trazia artistas da capital. Foi ali que a cantora Ismênia começou a ter nome.

Não precisamos, doravante, ordem cronológica dos diversos clubes dramáticos e teatros que se fundaram em Nictheroy, até hoje.

Enumeramo-los, dando-lhes os principais tópicos tradicionais de sua existência, o que já nos custou grande trabalho. Aos que conhecerem a data da fundação dos mesmos pedimos que enviem a esta folha as informações.

Antes do Elyseu, o Club Dramático Caliope, composto de empregados públicos, teve um teatrinho na rua de São Pedro n.16 (hoje). Jezuina Montanni começou neste teatro a sua carreira artística, e ali J. Bernardo de Figueiredo, Lage e outros representaram muitas vezes de dama.

Deste clube formou-se o Concordia que tempos depois mudou-se para a rua Aureliana, esquina da Rainha. Representaram no Concordia o Marcolino Leite (Lopequim) e outros.

Club Olímpico Guanabara - Fundado em 1884 como sociedade de ginásticos, transformou-se, anos de pois, em dramático, tendo teatro próprio à rua de Santa Rosa, sob a direção de João Carlos Rodarte. Em seguida a este clube formou-se outro de médicos, organizado pelo Dr. Rocha, Nascente, J. Victorino e João Anastácio d'Almeida.

Diz a crônica que o Dr. José Victorino era a alma de clube nos papéis principais. A data da existência destes clubes rola pelos anos de 1852.

Houve também um outro clube com teatrinho próprio na rua Nova, do qual não tivemos o nome. Era o principal desta Sebastião Lisboa pelos anos de 1854.

Clube Talma. Fundado pelos anos de 1860 por Sebastião Lisboa, ator Galvão, Leal e Alberto Victor. Funcionava em teatrinho próprio no Rio dos Passarinhos, hoje Floresta.

Clube Nictheroyense. Fundado por Alberto Victor, Sebastião Lisboa e outros pelos anos de 1874 na rua da Rainha n. 55, teatro próprio.

Club São João Baptista. Criado pela dissidência do Nictheroyense veio representar no teatrinho de Santo Antônio à rua de S. João (hoje) n. 52. Foi este teatro construído ou de propriedade de Raphael José Mattos e Sá Pacheco. Mais tarde tornou-se público sendo a companhia do ator Martins e Amelia Goubernates a primeira que nele estreou, trazendo o ator Peixoto, Leopoldo, Galvão e Vasques. Este pateado antes de representar o Selo da Roda, no dito teatro.

Diversos Clubes nele representaram como fossem:

O Clube Dramático Cruz de Ouro, fundado por Alfredo Menezes. Estreou com a Dalila. Pela primeira vez viu-se em cena o jovial amador Costa Velho, que estreou com Seu Domingos Fora do Serio.

Cavalheiros da Luva Preta. Fundado, organizado e composto unicamente de cocheiros de bonde.

Clube Guanabara. Organizado pelo amador Gregório Dutra.

Clube Aristophanes. Organizado pelo amador José Torquato.

Outras sociedades dramáticas existiram, tendo teatro próprio. Citamos neste rol:

Clube José de Alencar. - Fundado pelos amadores Costa Velho e Tertuliano de Vasconcellos no prédio da rua da Rainha n. 153. Havia já então ali um teatrinho da família Lacerda que o Club comprou e nele estabeleceu-se.

Clube Fluminense - Fundado pelos amadores Costa Velho e Andrade, funcionava na rua da Praia, esquina da de São João, no prédio da que esteve a antiga Assembleia da Província, 1895.

Com a ruína e fechamento dos teatros Santa Thereza, Elyseu e Santo Antônio, constituiu-se de um prédio que havia à rua de El-Rei, esquina da do Imperador, uma nova casa de espetáculos com o titulo de Phoenix Nictheroyense. Este teatro inaugurou-se com uma companhia de Guilherme da Silveira e nele funcionaram as seguintes sociedades dramáticas:

Clube Kean - Fundado por Julio Kuer no intuito de arranjar donativos para a construção de um monumento a Fagundes Varella.

Clube João Caetano - Fundado pelos amadores Castro Vianna, Osorio da Silveira e Benevenuto Cellino. Mais tarde este Clube passou a funcionar no Santa Theresa, já então reformado.

Clube Vasques - Organizado pelos amadores Julio Picotis e José Torquato.

Eden Clube - Fundado por Tertuliano de Vasconcellos e Ernesto Vabo. Funcionou por pouco tempo no Santa Theresa, reformado.

O último Clube Dramático que tivemos foi o:

Assis Pacheco - Que funcionou no Santa Thereza e foi fundado por dissidentes do clube particular 27 de Julho localizado em teatro próprio à rua Nova n. 48.

De todos estes teatros e clubes resta somente hoje o teatro de Santa Theresa reformado pela Câmara Municipal que o comprou do governo do Estado em hasta pública em 1896.

Publicado originalmente em O Fluminense, em 28 de março de 1900
Pesquisa e Edição de Alexandre Porto



Publicado em 24/05/2022









Viagem ao início do Século no Solar do Jambeiro
Inezita Barroso canta folclore no Solar do Jambeiro
Encontro no Solar do Jambeiro


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter