Alexandre Porto
CASA NORIVAL DE FREITAS (SOLAR NOTRE RÊVE)



Palacete situado na Rua Maestro Felício Toledo, 474, construído em 1921 para residência do advogado e politico Norival de Freitas que, que apesar de seu estilo eclético romântico, ganha importância como evocação das vilas europeias do século XIX. Suas características morfológicas e estilísticas correspondem às de outras edificações do mesmo período, dentre as quais pode ser considerada como exemplar muito representativo.

A imponência da edificação em dois pavimentos é suavizada pela delicadeza dos ornamentos, plenos de curvas e guirlandas que se expandem pelas paredes e sacadas. Seu interior é decorado com pinturas pouchoir*, revestimentos importados, caixilharias de vidros coloridos e ainda azulejaria e serralheria art nouveau**. O torreão possui beiral sustentado por singulares mãos francesas em madeira.

A escada de acesso e estrutura das varandas são de ferro fundido. Sobre a sacada, encontra-se a inscrição "Notre Rêve" (Nosso Sonho), fazendo com que o edifício seja também conhecido como Solar Notre Rêve.

Desapropriado pela Prefeitura em 1979 (Decreto nº 3.197/79), foi parcialmente destruído por incêndio em 1984. Em 1988, esta realizou uma reforma e o prédio serviu por alguns anos como Centro Cultural. Abandonado desde o fim os últimos anos do século passado, atualmente a Fundação de Arte de Niterói se dedica a um projeto de restauração.

Norival de Freitas

Norival de Freitas, seu proprietário, foi homem de grande projeção política na primeira metade do século XX. Foi vereador, deputado estadual e federal por diversas legislaturas e, por isso, comenta-se que o Solar Notre Rêve foi testemunha de fatos importantes da vida política e social da cidade, abrigando diversas personalidades ilustres e nomes já incorporados à nossa história. O Solar torna-se assim um marco na história da cidade, e um dos últimos exemplares arquitetônicos de uma época de grandes transformações na cidade.

A área urbana onde está localizado o prédio é marcada pela presença de outros monumentos e conjuntos significativos sob o ponto de vista do espaço cultural, tais como o Jardim São João, o Conservatório Musical, representativo exemplar niteroiense do romantismo arquitetônico, um sobrado ao lado do Notre Rêve, a sede da antiga Câmara Municipal (edificação neoclássica), atualmente sede da Secretaria de Educação, e a Igreja Matriz de São João.

Com seu restauro e posterior transformação em Centro Cultural, além de uma ação positiva com referência ao imóvel - que seria objeto de reciclagem condizente com suas próprias características e visando importante uso social - haveria proveito também para o meio urbano pela contribuição prestada para sua revitalização e adensamento de sua relevância cultural. O tombamento do Solar foi um valioso marco inicial de um processo de preservação do espaço urbano, cujas características memorizam a vida da cidade.

* Técnica de estêncil.
** Estilo que emprega elementos curvos e florais.


Tombamento estadual em 20/06/1983
Process INEPAC E-03/13.574/80

Rua Maestro Felício Toledo, 474 - Centro

Fonte: Depac/FAN Fotos: Leo Zulluh





Publicado em 12/11/2013









Casa Norival de Freitras vai receber verbas para reformas
Casa Norival de Freitas
Decreto abre caminho para Espaço Cultural na Casa Norival de Freitas


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter