Alexandre Porto
NOTÍCIA HISTÓRICA DA CIDADE DE NICTHEROY EM 1922



A evolução de sua vida política, administrativa, social e econômica em 1922

Uma pequena ermida dedicada a São João Baptista, construída em uma colina próxima ao campo da fazenda do mosteiro de São Bento e pouco distante da praia de Icarahy, foi, em 1660, elevada à categoria de capela curada. Mudada a sede do curato para a capela de Nossa Senhora das Necessidades, não longe da primeira, foi ereta em freguesia sob a invocação de São João Baptista pelo alvará de 18 de Janeiro de 1696. Hoje funciona a matriz em um excelente templo construído à custa dos cofres da província. Por alvará de 10 de Maio de 1819 foi a freguesia de São João Baptista elevada à categoria de vila com a denominação de Villa Real da Praia Grande, anexando-se-lhe as freguesias de São Lourenço, Nossa Senhora da Conceição de Cordeiros, Itaipu e São Gonçalo, das quais as três últimas atualmente fazem parte do município de São Gonçalo (1).

Para patrimônio da Câmara foi-lhe conferida uma sesmaria de uma légua em quadro. A instalação da vila teve lugar no dia 11 de agosto de 1819. A lei provincial nº2 de 26 de março de 1835 erigiu a vila em capital da província, mandando que nela tivesse lugar a reunião da Assembleia Legislativa. Pela lei nº6 de 28 de março do mesmo ano foi a vila elevada à categoria de cidade, com a denominação de Nictheroy. Além da freguesia da cidade compreende o município as seguintes:

São Lourenço - Arariboia, chefe dos índios tupiminós, batizado com o nome de Martim Affonso de Souza, depois de haver auxiliado Estácio de Sá na tomada do Rio de Janeiro onde se haviam estabelecido os franceses, obteve, por carta de sesmaria de 16 de março de 1568, mandada passar por Mem de Sá, o terreno que fora de Antonio Mariz e Izabel Velha, com uma légua de testada e duas de sertão. Nesse terreno fundou Arariboia a aldeia que foi conhecida sob o nome de São Lourenço. Os jesuítas, sob cuja administração estavam os índios, fundaram a capela de São Lourenço antes de 1627 na montanha em que eslava situada a aldeia. Por alvará de 2 de maio de 1758 foi essa capela elevada a categoria de paroquia.

Nossa Senhora da Conceição de Jurujuba - No arraial existente na fazenda dos jesuítas, no Saco de São Francisco, onde há uma capela dedicada a São Francisco Xavier, foi pela lei provincial nº 208 de 23 de maio de 1840, criada a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Jurujuba. À nova freguesia foi dada a invocação de Nossa Senhora da Conceição da Vargem, designando-se para matriz a capela construída a esse tempo pelos moradores do lugar. A lei provincial nº 558 de 14 de Outubro de 1853 mandou instaurar a freguesia, que até então não o tinha sido.

Proclamada a emancipação política do Rio de Janeiro, Nictheroy foi declarada como sede de sua capital, sendo, pouco tempo depois, despojada dessa dignidade por durante cerca de 10 anos, pois em 1893, dando-se a revolta da armada, houve a necessidade de transferir-se o governo para Petrópolis. Em 20 de julho de 1903 foi ela reintegrada como sede do governo.

O município está administrativamente dividido em seis distritos de paz, cujas sedes são: 1' Nictheroy, 2' São Domingos, 3' Santa Rosa, 4' São Lourenço, 5' Barreto, 6' Jurujuba. É sede de comarca de 2ª entrância, que compreende duas varas de juízes de direito com cinco cartórios de justiça, um de registro especial de títulos, além dos seis de registro civil dos distritos.

O seu território abrange uma área de 89 quilômetros quadrados e limita-se: ao Norte com os municípios de Maricá e São Gonçalo; ao Sul com o Oceano Atlântico; a Leste com o município de Maricá, e a Oeste com a baía de Guanabara. A comunicação com o interior feita pelas estradas de ferro Maricá, Leopoldina Railway e Tramway Rural Fluminense e por magníficas estradas de rodagem adaptadas ao trânsito de automóveis.

Comunicando-o com o Distrito Federal há a linha de barcas da Companhia Cantareira e Viação Fluminense, fazendo a travessia em 20 minutos.

A cidade é dotada de um excelente serviço de viação carril, feito por tração elétrica. O respectivo contrato, feito em 27 de Janeiro de 1871, foi transferido à Companhia Cantareira em 1889.

Em 16 de outubro de 1905 o governo do Estado lavrou um novo contrato com a Companhia, concedendo-lhe, por mais 25 anos, prorrogação do prazo do privilégio, sob condição de ser ampliado e melhorado o serviço e substituída a tração animada pela elétrica dentro do prazo de três anos. Em meados de 1906 começou a funcionar o novo sistema de tração.

Os carros motores são de tipo moderno, oferecem completa segurança e a sua iluminação é geralmente abundante. Os bancos, cuja lotação é de quatro passageiros, são protegidos de ambos os lados por cortinas corrediças e do lado da ‘entrelina’ por uma travessa de madeira. Nas zonas de maior afluência de passageiros, o transito é feito em linhas duplas. A força motriz e iluminativa é lhes fornecida pela Companhia Brazileira de Energia Electrica.

Além dos carris ferroviários, a cidade possui um regular serviço de automóveis e carros de praça, cujas tabelas são excessivamente caras.

Mercê da sua posição geográfica, em proximidade da capital da República, e da rapidez e suavidade do meio de transporte que a põe com ela em contato, a cidade de Nictheroy foi sempre uma tributária do Distrito Federal, cujo comércio desenvolvido e amplo constitui um dos dois únicos fatores contra o seu desenvolvimento, de que o primeiro e básico decorre do sistema de viação marítima e ferroviária do Estado, que tem por ponto de convergência e irradiação, a grande cidade carioca, e não sua capital.

Dos quarenta e oito municípios que o Rio de Janeiro possui, apenas vinte e quatro se comunicam diretamente com Nictheroy, sendo que os mais importantes, desses mesmos, transigem comercialmente com o mercado carioca. Na sua quase totalidade, as circunscrições fluminenses mantêm com a capital do Estado tão somente as relações oficiais de administração e justiça. Mas tal é o copia de seus recursos de vida própria, que, apesar disso, a tradicional cidade não se detém na sua marcha de progresso, que de certo tempo vai notavelmente se acentuando.

Dos 9.000 fogos existentes no município, o perímetro urbano conta precisamente 7.500 prédios, muitos dos quais, notadamente os das ruas Vera Cruz, Presidente Pedreira, praia de Icarahy e Canto do Rio, se revestem de apurado gosto arquitetônico, sendo considerável o aumento de edificações modernas que ano a ano se vai observando.

Isso, em grande parte, deve Nictheroy à sua salubridade, a prol de cujas ótimas condições diz, com eloquência, a circunstancia de serem os seus arrabaldes, especialmente os de Icarahy e Canto do Rio, povoados por pessoas abastadas, altos representantes do comércio, do parlamento nacional, das grandes empresas industriais, e que se empregam nos vários ramos de atividade de que é centro a capital da República.

Não só no pitoresco de seus arrabaldes e na sua incomparável praia de Icarahy reside atualmente a beleza da cidade. Além das reformas radicais por que passaram os seus antigos logradouros públicos, como os jardins Pinto Lima, Ingá e Icarahy, outros foram construídos, salientando-se o parque de São Bento e a praça General Gomes Carneiro (2).

São ainda notáveis pela sua beleza decorativa a grande Alameda São Boaventura, uma das mais formosas desta parte da América; a praia de Gragoatá, o jardim que contorna o Palácio Municipal e o que guarnece a matriz de São Lourenço. Há ainda as belas praças Martim Affonso e General Fonseca Ramos. O magnífico alinhamento das ruas, algumas das quais lindamente arborizadas;: o seu casario compacto e a imponência de seus edifícios públicos como os em que funcionam o palácio do governo, as secretarias de Estado, os correios e telégrafos, a Prefeitura Municipal, a Companhia Cantareira, vão emprestando à cidade um aspecto moderno e impressionante.

Não obstante estar a sua população calculada em cerca de 60 mil habitantes, Nictheroy não terá jamais as suas ruas intensamente movimentadas devido a ação absorvente do Distrito Federal, a vinte minutos de distância. Ainda contudo, à tarde, e especialmente à noite, o centro da cidade é relativamente agitado, enchendo-se as casas de cinematógrafo, as confeitarias, os cafés, as leiterias e lojas de modas, alguns de cujos estabelecimentos são modelares no gênero.

O ‘regimen prefeitural’, estabelecido no município em 5 de janeiro de 1904, tem sido para Nictheroy um grande elemento propulsor de seu progresso.

Para aquilatar-se do desenvolvimento da cidade a partir desse período, basta lembrar que o orçamento da receita municipal, fixado para o exercício de 1904 foi de 661.135$581; para o de 1905, 914.701$000; para o de 1906, 1.068:758$656. Cinco anos depois, isto é, em 1910 a receita subiu a 1.336:412$050, ou seja, o dobro da de 1904. Em 1915, a receita foi orçada em 2.214:087$625. Em 1922, finalmente a receita ascendeu a 3.469:200$000.

(1) Em 22 de setembro de 1890, o Distrito de São Gonçalo foi elevado a município, se emanipando de Niterói. Naquele momento, incluindo a região de Itaipu, que só voltou a fazer parte Niterói em 1943.

(2) Antigo Largo da Memória, hoje mais conhecido como Praça do Rink.

Publicado originalmente em "A Revista" (1922), em edição Especial do Centenário da Independência do Brasil.

Pesquisa e Edição de Alexandre Porto



Publicado em 27/05/2022









Nictheroy - Teatros e Clubes
Nictheroy: Ponta da Armação
Informes da Câmara Municipal ao Capitão-mor Gabriel Alves Carneiro


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter