CASA NORIVAL DE FREITRAS VAI RECEBER VERBAS PARA REFORMAS
O presidente da Fundação Niteroiense de Arte (Funiarte), LuÃs Antônio Mello garantiu ontem, 17 de agosto de 1990, que está para ser liberada pela Prefeitura a verba para a reforma e restauração da Casa de Cultura Norival de Freitas. Segundo a informação, já está sendo concluÃdo o levantamento das obras que precisam ser feitas, e elas poderão começar logo após as eleições de outubro.
"A demora se deve ao levantamento, que precisa ser muito detalhado. Não queremos descaracterizar a nobre arquitetura do local. Não queremos sequer uma fechadura fora do padrão". adiantou Mello.
Contou que a Prefeitura pretende fazer da Norival de Freitas um complexo cultural alternativo, reconhecendo que a casa funciona como um importante suporte para a cultura local. Para ele, a importância se deve tanto à posição geográfica da casa, bem no centro da cidade, como por ela servir de abrigo às manifestações dos pequenos e obscuros artistas das redondezas, principalmente os do Jardim de São João.
"São essas manifestações que não vamos permitir que morram".
Entre os escombros, ainda se conseguia reconhecer os azulejos ingleses da antiga cozinha e a bela arquitetura, rica em detalhes em estilo art nouveau". A casa só resistiu mesmo por causa das fortes estruturas e do material nobre com que foi construÃda, em 1921", assinalou o diretor.
Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links: Facebook
e Twitter