Alexandre Porto
FINALMENTE, A AVENIDA ICARAHY



O projecto que vai ser realizado consiste na abertura de uma rua de alinhamento curvilineo, com 20 metros de largura ao longo da praia, construindo-se para isso uma extensa muralha.

Essa rua macadamisada(1), provida de dois amplos passeios latteraes, com uma balaustrada de concreto do lado do mar, será convenientemente arborisada.

Entre as ruas da Constituição(2) e Independencia(3), e junto a de Mariz de Barros serão construidos dois jardins. No fim da Avenida, no Canto do Rio, será construida uma grande praça, ligando a praia á estrada Fróes e á rua de Santa Bibiana(4).

O Fluminense, 21/11/1906
A imagem é de 1904, do acerto do Centro de Memória Fluminense

(1) Macadamisada - pavimento feito com macadame;
(2) Miguel de Frias
(3) Álvares de Azevedo
(4) Joaquim Távora

PS. Vale lembrar que essa obra só começou a ser realizada em meados de 1909 e inaugurada em 12 de outubro de 1910, já na administração Ferraz.



Publicado em 24/04/2022









Notícia histórica da cidade de Nictheroy em 1922
Nictheroy - Teatros e Clubes
Nictheroy: Ponta da Armação


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter