Alexandre Porto
INFORMES DA CÂMARA MUNICIPAL AO CAPITÃO-MOR GABRIEL ALVES CARNEIRO



(1) Tendo remettido por copia á Camara Municipal da Imperial Cidade de Nitherohy, o requerimento que Vm. dirigio a esta presidencia em data de hoje, no qual, pelas razões que apresento, faz generosamente cessão á dita Camara da quantia, além de 7 contos de rs. em que importão as rendas, e custas de que tratão as sentenças que contra a Camara obtivera do poder judiciario, afim de ser empregada essa quantia nos melhoramentos materiaes e embelesamento da cidade, cumpre me agradecer a Vm. mais este serviço felto a bem das obras que o governo da provincia tem promovido nesta capital, e louva-lo por isso; esperando que por todos os modos possiveis Vm. continuará a coadjuvar o mesmo governo no embelesamento della, e nas commodidades que deseja dar a seus habitantes.

Deos guarde a Vm. Palacio do governo da provincia do Rio de Janeiro, em 14 de janeiro de 1846. - Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho. - Sr. Capitão-mór Gabriel Alves Carneiro.

(2) Havendo Vm. offerecido espontaneamente á Camara Municipal desta Imperial Cidade, não só os terrenos em que estão situadas as praças da Memoria e a do Capim com tres mil oitocentos e cincoenta e oito braças quadradas, como as custas do processo que intentara contra ella, importantes em mais de sete contos de réis, e a provincia a quantia de dous contos de rs. para coadjuvar a construcção do caes da praça de Martim Affonso; e tendo já sido presentes a este governo os traslados dos respectivos autos, dos quaes se mostra estarem satisfeitas todas as formalidades, e a provincia e a Camara Municipal de posse dos objectos doados; cumpre-me agradecer a Vm. esta prova de seu patriotismo e reconhecido interesse pelos melhoramentos desta capital.

Deos guarde a Vm. Palacio do governo da provincia do Rio de Janeiro, 29 de abril de 1846. - Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho. - Sr. capitão-mór Gabriel Alves Carneiro.

(3) Illm. Sr. - A Camara Municipal desta Imperial cidade manda communicar a V. S. que ella Citaria ao sagrado dever da gratidão se não manifestasse a V.S.. pela maneira a mais positiva, o seu reconhecimento pelas concessões por V. S. feitas em beneficio dos habitantes desta capital. V. S. não só desistio das causas que com ella trazia, como das quantias que della tinha de haver pelas sentenças que em favor de V. S. forão didas no poder judiciario até ultimo recurso, que decretavão a restituição dos terrenos dos largos da Memoria e do Pelourinho, á sua propriedade e pagamento das respectivas rendas que importarão, segundo as quitações dadas por V. S. e apresentadas pelo procurador da Camara em sessão de 4 de março deste anno em mais de sete contos e trezentos mil réis além das custas das sentenças e sobre-sentenças de que tambem V. S. fez cessão, e se apresentou quitação: e igualmente franqueou suas pedreiras e barreiras, para as obras que a Camara precisar fazer. Taes serviços, Illm. Sr., merecem sem duvida serem golardoados; e a Camara na impossibilidade de faze-lo roga a V. S. que haja de cellar o presente testemunho de seu reconhecimento.

Deos guarde a V. S. Nitherohy, 5 de maio de 1846. Illm. Sr. Capitão-mór Gabriel Alves Carneiro. - Pedro Antonio Gomes, secretario.

(4) Illm. Sr. A Camara Municipal desta Imperial Cidade, recebendo a portaria do governo provincial de 4 deste mez, e que consta do copia junta, e a que vinhão inclusos os traslados que alla se menciona, pelos quaes se vê as mui importantes offertas por V. S. feitas e aceitas pelo mesmo governo, dos terrenos necessarios para as praças da Menoria e Capim, além das mais que V. S. ha feito, já directamente á Camara e já ao governo da provincia, resolveu agradecer a V. S. mais essas provas da generosidade de V. S., e do seu pronunciado desejo de engrandecer esta capital, que já muitos serviços deve a V.S.

Deos guarde a V. S. Nitherohy 13 de maio de 1846. - Illm. Sr. capitão-mór Gabriel Alves Carneiro. - Manuel de Frías e Vasconcellos, presidente. - Alexandre Moreira de Souza Requião, - Bento José Martins. -Marcelino Pinto Ribeiro Duarte. - Luiz Pedro Tavares, - Miguel Zacharias de Alvarenga. - Maximiano Antonio de Azevedo e Silva.


Publicado originalmente no Jornal do Commercio em 17 de maio de 1846
Pesquisa e Edição de Alexandre Porto



Publicado em 15/05/2022









Notícia histórica da cidade de Nictheroy em 1922
Nictheroy - Teatros e Clubes
Nictheroy: Ponta da Armação


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter