Alexandre Porto
VAMOS PASSEAR NO "NOVO" CÁES DE GRAGOATÁ?



Proseguem tambem, com grande actividade, os trabalhos de construcção do cáes de Gragoatá, executados de accordo com os ultimos progressos da engenharia moderna. Além do calçamento da rua amplamente alargada, o projecto em execução estabelece a communicação da praia de Gragoatá com a da Boa Viagem. fazendo o córte do morro e aumentando extraordinariamente o já longo percurso da nossa Avenida Beira-mar (mensagem do governador Alfredo Backer, 1 de agosto de 1908).

O cáes de Gragoatá, todo construido de cimento armado, desde a praça Leoni Ramos, junto ás officinas da Companhia Cantareira, até o forte "Batalhão Academico" ou "Gragoatá", mede a extensão de cerca de 636 metros com 2m20 de altura média, acima do nivel superior das fundações, que é o da maré média, em toda a sua extensão.

As fundações de concreto, com profundidade de 1m50 e egual largura, repousam sobre rocha ou pedregulho e pedra solta, pois tal foi a natureza do terreno sempre alli encontrado.

No ultimo trecho do cáes, proximo ao forte, para tornar mais ampla a avenida, foi elle avançando sobre o mar, sendo ahi a base da muralha constituida por uma camada de enrocamento de pedra de grandes dimensões, arrumadas convenientemente e com um metro de altura, mais ou menos, e respaldada com camada de concreto de 0,50 de espessura. Nesse trecho a largura das fundações foi aumentada para 2m50.

Ao longo do cáes foram construidas tres rampas tambem de concreto armado. Os melhoramentos ahi constaram ainda de calçamento a parallelipipedos communs, sobre lastro de pedra britada e areia em toda a zona com prehendida entre a praça Leoni Ramos e o forte, abrangendo, portanto, as ruas Guarany e Coronel Tamarindo.

Foi tambem excavado em grande volume o morro que fica a cavalleiro do forte, com o fim de prolongar a avenida por traz desse forte até a praia denominada "Vermelha". Esse córte não foi terminado devido a embargos do Ministerio da Guerra, embargos porém que foram suspensos ultimamente.

Foram tambem executados por pessoal desta Prefeitura dois jardins e um extenso gramado junto ao cáes, no trecho da rua Guarany. Mais tarde, no jardim situado na parte mais larga da avenida, onde o cáes em extensa curva avança sobre o mar, logar denominado "Ponta do Bem-te-vi", foi levantedo um artistico coreto para musica, e que figurou na Exposição Nacional de 1908.

Foi contractante das obras do cáes e da avenida o engenheiro João Duarte Junior, que iniciou o serviço em Março de 1908 e o terminou em Janeiro de 1909. (Mensagem da Câmara Municipal de Nictheroy, 1910)






Publicado em 26/04/2022









Notícia histórica da cidade de Nictheroy em 1922
Nictheroy - Teatros e Clubes
Nictheroy: Ponta da Armação


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter