Alexandre Porto
CASA NORIVAL DE FREITAS PASSARÁ POR PROCESSO DE ESCORAMENTO



A Casa Norival de Freitas, na Rua Maestro Felício Toledo, no Centro de Niterói, ganhará em breve algumas intervenções. Foi publicado no Diário Oficial, neste mês de junho de 2020, a homologação da licitação para a empresa fazer a intervenção, no caso o escoramento do antigo casarão datado de 1921. O contrato para a obra será assinado na primeira semana de julho e a empresa terá quatro meses para concluir o serviço e escorar o "Solar Notre Revê".

A contenção tinha sido liberada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) no ano passado e o Departamento do Patrimônio Cultural e Natural do instituto ainda tinha informado a necessidade de um anexo para começar então a restauração da casa. O Ministério Público também fez uma visita ao local e detectou a necessidade da abertura do processo de licitação.

Enquanto isso, estão sendo elaborados pelo DEPAC, órgão responsável pela Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação de Arte de Niterói (FAN), os projetos Executivo e de Restauro, na casa, desapropriada em 1979 e tombada pelo executivo estadual em 20 de junho de 1983.

As intervenções terão que abranger a manutenção dos locais escorados, a segurança da área escorada observando coerência com as quantidades e capacidades de carga dos equipamentos existentes, conforme foi publicado no Diário Oficial. Atualmente a Casa está com alguns tapumes para proteção de janelas, portas e até a escada que dá acesso ao segundo andar.

A Casa Norival de Freitas, que agora pertence a FAN, será restaurada para abrigar um Centro de formação para múltiplas linguagens artísticas, incluindo a Escola de Música Arthur Maia, em homenagem ao baixista que faleceu em dezembro de 2018, além de ser sede para o Programa Aprendiz Música na Escola.

Nos fundos do terreno, serão construídos ainda um anexo administrativo, um teatro e um terraço. No Projeto de Reforma foi definida a demolição de uma Copa localizada nos fundos e da garagem. Em ruínas, ambos não fazem parte do projeto original tombado.

A historiadora Nani Rodrigues disse estar feliz com a restauração , A Tribuna

"Esse é um equipamento importantíssimo para a cidade do ponto de vista histórico, de memória, arquitetônico. Um dos únicos exemplares ainda remanescentes na paisagem urbana de arquitetura do início do século XX. Reflete os áureos tempos de Niterói na época da capital. A casa tinha algumas curiosidades incríveis que pelo aspecto da degradação a gente não consegue ver mais. Entrei lá há 14 anos e é belíssima com azulejos coloridos com ornamentos no teto. Que ela seja restaurada e que a gente possa aproveitar muito", contou.

A Fundação de Arte de Niterói (FAN) informou que a obra será realizada por empresa especializada que irá contemplar todos os apontamentos feitos pelo laudo da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotécnia, em agosto de 2019, que apontava sinais de anomalias estruturais.



Publicado em 31/10/2021









Casa Norival de Freitras vai receber verbas para reformas
Casa Norival de Freitas
Decreto abre caminho para Espaço Cultural na Casa Norival de Freitas


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter