Alexandre Porto
VIAGEM AO INÍCIO DO SÉCULO NO SOLAR DO JAMBEIRO



Memória - 1993

Conjuntos de Música erudita dão largada para a reativação do Solar do Jambeiro

A partir da próxima quinta-feira, 9 de setembro de 1993, o Solar do Jambeiro dá mais um passo para voltar a fazer parte do roteiro cultural da cidade. Com o concerto do grupo vocal renascentista Anonimus, será iniciada a série Música no Solar, sempre às 20h. Conjuntos de música erudita de Niterói vão se revezar nos salões da casa secular de São Domingos, sempre às quintas-feiras. A intenção dos administradores é reviver grandes saraus e recitais que aconteceram no solar no início do século e as festas e grandes bailes da alta sociedade niteroiense ocorridas na década de 70. As apresentações fazem parte da primeira fase de um projeto cultural bem mais amplo.

Nossa proposta é abrir os salões do solar para o resto da comunidade através de eventos. Vamos começar com os concertos e logo depois realizaremos um festival de primavera. Pretendemos organizar exposições de pintura e fotografia, exibição de carros antigos nos jardins da casa, apresentações de peças de teatro, palestras de historiadores, visitas orientadas, cursos e chá imperial nos fins da tarde, revela o administrador do espaço, Carlos Fernandes de Almeida.

Justamente para reativar o espaço, Roberto Santana foi nomeado coordenador de eventos. Atualmente, a casa construída no século passado serve de palco para eventos particulares. Ali são celebrados casamentos, festas, exposições, reuniões e encontros. Aliás, muito frequentes são as reuniões fechadas de algumas empresas do Rio, que por necessitarem de anonimato, fogem para Niterói, à procura de sossego.

Outra proposta de Roberto é promover festas para as comunidades estrangeiras da cidade, entre essas as de ingleses, franceses, alemães e suíços. Os franceses, por exemplo, ganharão comemorações em datas cívicas, como o 14 de julho, com a festa "Vert, Blanc, Rouge".

Série começa nesta quinta

A programação de Música no Solar é a seguinte: dia 9, Grupo Vocal Anonimus e programa madrigais ingleses do tempo de Elizabeth I; dia 16, Lassos Trio e programa de música inglesa dos séculos XVI e XVII; dia 23, Trio Atempo e programa de música medieval; dia 30, grupo vocal e instrumental Tritonus e programa italiano "Il ballo"; 7/10, Conjunto de Música Antiga da UFF e programa Juan Del Enzino; dia 14, Trio Barroco e programa Sonatas para flauta contínuo; dia 21, Anonimus e programa Os cancioneiros espanhóis; dia 28, Trio D'Anchis e programa com obras de Mozart; 4/11, Suo Nare Atre e programa de obras para duas violas da gamba e cravo; dia 11, Conjunto Caliupe e programa Mont Vert; dia 18, Conjunto de Música Antiga da UFF e programa Terpsichope: e dia 25, Tritonus e programa de música inglesa.

Publicado originalmente no Globo Niterói, 5 de setembro de 1993
Pesquisa e edição de Alexandre Porto



Publicado em 24/04/2022









Notícia histórica da cidade de Nictheroy em 1922
Nictheroy - Teatros e Clubes
Nictheroy: Ponta da Armação


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter