Alexandre Porto
LYAD DE ALMEIDA TOMA POSSE NO INDC



Em 13 de maio de 1967, o prefeito de Niterói, Emilio Abunahman, apresentou ao governador do Estado, o sr. Geremias Fontes, o Plano Bienal que serviria de base ao pedido de ajuda financeira ao Governo federal - que somente era concedida mediante planos eficientes e completos.

Dentre as inovações previstas, estava a criação dos órgãos Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural e o Centro Niteroiense de Turismo, que foram incluídos em decreto assinado em 12 de junho de 1967. O ato de assinatura foi realizado com a presença do Governador, após a inauguração da abertura do Canal Santa Rosa, no Caio Martins.

Posse
    Com expressivas solenidades levadas a efeito no Gabinete do Prefeito, foram empossados ontem, 14 de julho de 1967, os dirigentes do Centro Niteroiense de Turismo e do Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural, órgãos criados pela Prefeitura Municipal de Niterói para promover o turismo e o desenvolvimento cultural nesta cidade.

    Ao firmar os compromissos de posse dos dirigentes, o prefeito Emilio Abunahman usou da palavra, destacando o significado do ato, tendo discursado, também, na oportunidade, o Dr. Lyad de Almeida, o Sr. Otto Borges e o jornalista José Naegele. Encerrando as solenidades, foram oferecidos salgadinhos e refrigerantes aos presentes.

    Foram os seguintes os empossados:

    Presidente: Lyad de Almeida;
    Secretário Geral: Roberto Pimentel;
    Diretor de Artes Plásticas: Aluísio Vale
    Tesoureiro: Vinicius Riccioppo;
    Diretor de Letras: Professora Albertina Fortuna Barros;
    Diretor de Ciências Sociais: Roberto Pimentel;
    Diretor de Teatro e Cinema: Lyad de Almeida;
    Diretor de Música: Masestro Roberto Duarte;
    Diretor do Museu Histórico: Odern Ribamar Teixeira.

Na primeira reunião do Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural, com as participação do sr. Noé de Matos, Chefe de Gabinete do Prefeito Emilio Abunahman e os srs. Lyad de Almeida e Roberto Pimentel, aconteceu no dia 29 de julho de 1967, ficou decidido, em princípio, o seu funcionamento provisório na sede do Instituto Beneficiente e Auxílio aos Servidores Municipais, na Rua da Conceição, 195.

Ficou assentado também que a instalação da sede definitiva ocorreria dentro de mais algumas semanas, no edifício da Associação Fluminense de Jornalistas, Av. Ernani do Amaral Peixoto nº 625, onde seria alugada um grupo de salas.

Na reunião, ficou decidido que o primeiro movimento de vulto a ser realizado pelo INDC seria um concurso aberto para preenchimento de vagas nos elencos teatrais permanentes do Teatro Municipal João Caetano, a saber teatro declamado, tetro de revista, teatro infantil, teatro de 'balet' e jograis, em que os candidatos farão prova seletiva.

O Instituto Niteroiense de Desenvolvimento Cultural é a autarquia que dá origem a atual Fundação de Arte de Niterói

Com informações do Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Fluminense

Pequisa e Edição: Alexandre Porto



Publicado em 01/09/2021









Notícia histórica da cidade de Nictheroy em 1922
Nictheroy - Teatros e Clubes
Nictheroy: Ponta da Armação


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter