(Memória, 22 de novembro de 1999)
As obras de restauração do Solar do Jambeiro, que tiveram inÃcio no começo de 1998, estão bem adiantadas, é o que afirma o presidente da FAN e responsável técnico pelo trabalho, Cláudio Valério Teixeira. "Embora as obras venham sendo um pouco mais difÃceis do que o previsto, o Solar deve ficar pronto ainda no primeiro semestre do ano que vem. Já estamos com cerca de 60% do projeto pronto", comenta o artista.
O Solar do Jambeiro foi construÃdo em 1872 e as dificuldades na restauração remetem ao problema da própria restauração. Os azulejos, por exemplo, estão sendo importados da Fundação Ricardo do Espirito Santo Silva, sediada em Lisboa. Quando pronto, o local abrigará o gabinete protocolar do prefeito Jorge Roberto Silveira. No primeiro andar ficarão expostas pinturas de paisagens do século XIX e móveis de época.
Equipe especializada recupera Solar
Para realizar restaurações de grande porte, como a do Teatro Municipal e a do Solar do Jambeiro, Cláudio Valério reuniu e treinou vários profissionais: Arquitetos e historiadores, e um grupo de artÃfices, especializados em serviços hoje bastante raros. Neste último grupo, encontram-se douradores, gesseiros e entalhadores, entre outros.
Graças à atuação desta equipe foi possÃvel recuperar o teto original do solar, todo em estrutura de gesso trabalhado; recompor o piso e as portas originais, vitrais e etc. "Hoje temos um grupo de pessoas habilitadas para quase todo o tipo de restauro", afirma o pintor e restaurador.
Parceria - Para recompor parte da estrutura do prédio, construÃdo com em 1872 com azulejos portugueses, foi necessário, porém, contar com o auxilio da Fundação Ricardo do EspÃrito Santo Silva, de Lisboa. Eles reproduziram os modelos originais, permitindo resgatar a aparência exata do edifÃcio.
A reforma, que agora se aproxima do estágio final, vai devolver à cidade mais um espaço cultural. De acordo com os planos de Cláudio Valério, o primeiro andar do solar vai receber móveis do século XIX e abrigar exposições de pintores paisagistas fluminenses. Já o segundo andar será utilizado como gabinete protocolar do Prefeito Jorge Roberto Silveira.
O Fluminense