Alexandre Porto
AÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO DO CAMPO DE D. HELENA



Ilm. Sr. Juiz de paz. - O supplicante Gabriel Alves Carneiro, tendo sido citado em requerimento do Dr. procurador fiscal da administração da fazenda provincial para comparecer neste juizo, afim de se conciliar sobre a desapropriação do terreno dos largos da Memoria e Pelourinho, apresenta-se neste acto como o maior respeitador das leis e das autoridades constituidas, e tem a representar.

Quanto ao terreno do largo denominado da Memoria, ha muito tempo o supplicante desejava offerta-lo para entrar nos proprios nacionaes pelos faustissimos motivos allegados no requerimento do Dr. procurador fiscal; mas então os terrenos era sua sogra D. Helena Francisca Casimira, de quem o supplicante era procurador, que por isso não podia dos mesmos dispôr, e tratava de os reivindicar legalmente, para o que se achava autorisado por despacho de S.M.I. com audiencia do Sr. procurador da Coroa, soberania e fazenda nacional, cuja reivindicação foi decidida a favor da sogra do supplicante pelo poder judiciário até ultimo recurso de revista; portanto, não é o supplicante quem os julga seus por autoridade propria, como se dá a entender no requerimento, mas pelas decisões judiciarias que mandão restituir os terrenos, e pagar as rendas desde a indevida occupação.

Mas porque houve aquellas decisões, e portanto deixão os terrenos de estar litigiosos, e não se pode duvidar da legitimidade do seu dominio, o supplicante vem a ser o senhor delles por se haver casado em segundas nupcias com a filha e herdeira de sua sogra, a quem aquellas terras tocarão em partilhas.

Ja teve o supplicante a honra de offerecer gratuitamente, por orgão do Exm. Sr. presidente da provincia, o terreno que occupa o denominado largo da Memoria por petição que lhe dirigio, e se acha no Jornal do Commercio da corte de 14 do corrente, e portanto não carece de desapropriação constrangida, pois que já a fez voluntaria.

Quanto porém ao terreno do largo do Pelourinho e rendimentos, é com a Camara Municipal desta cidade, contra a qual a lei autorisa a execução das sentenças.

Portanto, desnecessario é que a pretendida desapropriação tenha o andamento que determina a lei de 12 de julho do corrente anno (1845), que rege para a Côrte e Provincias do Imperio, posterior à provincial que se aponta.

E esta mesmo no artigo 9º só exime da indemnisação nos casos (N. B.) de abertura de estradas e canaes, o que não se verifica no presente caso, e menos que as terras de que se trata sejão originariamente de sesmarta dos indios, o que só por acção competente se poderá conhecer, guardadas as formas legaes, protestando o supplicante usar dos meios competentes pela illegalidade contra qual quer procedimento ou decisão em contrario; e por isso requer o supplicante que esta sua resposta seja junta ao requerimento que faz objecto desta conciliação, para que seja presente a quem competir; e para maior esclarecimento, offerece o documento junto para igualmente ser presente a S. Ex.

Nitherohy, 26 de novembro de 1845, Gabriel Alves Carneiro.


Publicado originalmente no Jornal do Commercio em 27 de Novembro de 1845
Pesquisa e Edição de Alexandre Porto



Publicado em 14/05/2022









Viagem ao início do Século no Solar do Jambeiro
Inezita Barroso canta folclore no Solar do Jambeiro
Encontro no Solar do Jambeiro


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter