Alexandre Porto
GABRIEL ALVES CARNEIRO RESPONDE AO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA



Illm. e Exm. Sr. presidente da Provincia. - Diz Gabriel Alves Carneiro que, havendo sido citado a requerimento do Dr. Procurador Fiscal da Administração da Fazenda provincial, para se conciliar sobre a desapropriação do terreno dos largos da Memoria e Pelourinho, soube que para esse fim por esta presidencia se havião expedido as portarias de 30 de outubro e 13 de novembro do corrente anno, respeitando a primeira aos mencionados terrenos, e a segunda a desapropriação de varias moradas de casas, para regularisar a praça de Martim Affonso, e decretanto-se nellas que não houvesse indemnisação dos terrenos, por serem da sesmaria concedida ao dito Martim Affonso e seus descendentes; o supplicante porém submissamente vem apresentar a V. Ex. suas respeitosas considerações, em virtude das quaes espera que serão cassadas e revogadas essas portarias.

Pelo que pertence ás terras do Largo da Memoria, o supplicante ja as offereceu gratuitamente em representação que teve a honra de apresentar a V. Ex. com data de 8 de novembro, e portanto parece superfluo e ocioso qualquer procedimento a tal respeito.

Quanto porém as outras terras e casas, parece ao supplicante que grande injustiça se pratica para com ele: pertencião essas terras a D. Helena Francisca Casimira; e havendo dellas sido espoliada por arbitrariedade da Camara Municipal que servia em 1829 para formar os dous referidos largos, não só a dita proprietaria levou uma queixa ao throno, que, reconhecendo sua razão, a enviou para os meios judiciaes; porém até lançou mão desses mesmos meios, intentando uma acção de reivindicação, na qual a dita Camara buscou quantos subterfugios lhe occorrêrao, não olvidando allegar que taes terrenos erão logradouros reservados nas esmarias que erão dos indios, que erão proprios nacionaes, etc.; todavia a justiça da proprietaria triumphou, decidindo-se que os terrenos erão seus, e condemnando se a usurpadora na restituição delles e dos rendimentos, tudo se verifica pelo documento n.1.

Fallecendo essa D. Helena, succedeu-lhe sua filha D. Maria José Bessa (hoje casada com o supplicante), á qual as terras pertencerão por formal de partilhas, e dellas tomou posse, documento n.2; e quando o supplicante pensava que o seu direito de propriedade, garantido na Constituiçao artigo 179 - 22, descansaria seguro á sombra do caso julgado, e quando apparecem as ditas portarias aniquiladoras desse julgado e desse direito, mas que não podem subsistir.

Sendo as terras do antiquissimo dominio e posse da mulher do supplicante e seus antepassados, estando julgado isso mesmo pelos tribunaes, nao é possivel que V. Ex., sem conhecimento algum de causa, decida que ellas fazem parte da sesmaria concedida ao indio Martim Affonso: onde se prova essa asserção? onde se mostra a mediçao? onde está o reconhecimento dos possuidores? onde provão os indios direito algum, demandando e convencendo ao supplicante e destruindo o caso julgado!

Por consequencia dar como certo um facto improvado, um facto negado, e sobre ele querer firmar a desapropriaçao gratuita, é por certo praticar grande injustiça; e V. Ex, docil á razão, tera até prazer de a reparar.

Demais, suppondo que esse facto negado estava provado; e ainda mais imaginando que a lei provincial de 11 de abril de 1835 podesse ter applicação ao caso vertente, qual seria a razão por que se deveria proceder a desapropriação sem indemnisação do valor des terras? Essa lei no art. 9 determina que a indemnisção não tera lugar nos casos de abertura de estradas ou canaes, se as terras tiverem sido dadas por titulo de sesmarias; mas, se nem se trata de abertura de estradas, nem de canaes, como se quer ampliar a lei a casos que estão fóra das suas hypotheses?

Além disto, lembra o supplicante que outras desapropriações se tem effectuado, intervindo a respectiva indemnisação, sem duvida por não ser possivel ampliar uma lei além dos casos expressos a que ella restringe a sua disposição?

Emfim, Exm. Sr., o supplicante tem a notar que a lei que hoje rege esta questão não é essa lei provincial, mas sim a lei geral de 12 de junho de 1845; e nella se determina que a desaproprição por utilidade publica (em cujos casos comprehende a abertura, e alargamento de ruas e praças) só terá lugar intervindo certas formalidades, depois das quaes o presidente da provincia remetterá tudo com o seu parecer ao governo imperial, a quem compete approvar definitivamente os planos das obras (art. 7°); e depois disso se devem seguir todos os tramites marcados nos artigos seguintes: e por ventura já procedêrão estas formalidades? Já houve a approvação do governo? Nada disso, absolutamente nada: e por consequencia o supplicante se inclina a crer que V. Ex em face desta representação, se apressará á reparar essas injustiças, cassando e revogando as mencionadas portarias: portanto - P. a V. Ex. se digne attender esta supplica, e deferi-la na forma que nella se requer. E. R. M.

N. B. O documento que se accusa é o inserido no Jornal do Commercio de 22 de novembro. Nitherohy, 11 de dezembro de 1845, - Gabriel Alves Carneiro.


Publicado originalmente no Jornal do Commercio, em 18 de dezembro de 1845
Pesquisa e Edição de Alexandre Porto



Publicado em 14/05/2022









Viagem ao início do Século no Solar do Jambeiro
Inezita Barroso canta folclore no Solar do Jambeiro
Encontro no Solar do Jambeiro


aaaaaa

Com formação em Engenharia Florestal, eu, Alexandre Porto, já fui produtor orgânico de alimentos e apicultor, mas hoje ganho a vida como escriba (Enciclopaedia Britannica do Brasil, Fundação de Arte de Niterói). Há 20 anos me dedico a pesquisar a História de Niterói, minha cidade natal, do Vasco, meu incompreendido time de futebol, e da Música Popular Brasileira, minha cachaça. Por 15 anos mantive uma pioneira rádio online no Brasil, a "Radinha". Pra quem quiser me encontrar nas redes, seguem os links:
Facebook e Twitter